BIBLIOTECA

A Fundação Garcia, em estreita colaboração com a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, proporciona aos seus utentes diferentes espaços de fomento e estímulo da imaginação e criatividade de crianças, jovens, e idosos e apoia a educação individual social e coletiva, através do conhecimento sobre a herança cultural, o gosto pelas artes e pelas novas tecnologias, na diversidade intercultural.

Enquanto biblioteca da Rede de Leitura Pública e segundo as diretrizes do Manifesto da UNESCO, a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires é o espaço local de informação e educação onde a cultura, que visa a promoção e o desenvolvimento individual e coletivo, interage com este espaço dinâmico, num apoio prestado que se propõe aberto e gratuito a todos os cidadãos.
Através das atividades lúdicas e de promoção á leitura para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor de cada participante, pretende-se um trabalho cooperativo dos agentes educativos, o providenciar de experiencias e conhecimentos diferentes e o atendimento á diferenciação pedagógica.

Com sessões semanais na biblioteca, existem atividades calendarizadas programadas segundo o grau de dificuldade adequado às capacidades dos utentes da Fundação Garcia, mediante a justaposição de ateliês e oficinas temáticas, ou até do interesse dos intervenientes em continuar a aprofundar o tema proposto.